A habilidade de realizar multiplicações com números positivos e números negativos, o conceito de oposto de um número inteiro e o cálculo mental podem ser explorados a partir deste jogo.
Organização da classe: em trios.
Recursos necessários: para cada jogador, são necessárias 11 cartas numeradas de -5 a + 5, incluindo o zero.
REGRAS
1 - Dos três jogadores dois jogam e um é o juiz.
2 - Cada jogador embaralha suas cartas sem olhar.
3 - Os dois jogadores que receberam as cartas sentam-se um em frente ao outro, cada um segurando seu monte de cartas viradas para baixo. O terceiro jogador fica de frente para os outros dois, de modo que possa ver seus rostos.
4 - A um sinal do juiz, simultaneamente, os dois jogadores pegam a carta de cima de seus respectivos montes, segurando-as perto de seus rostos de uma maneira que possam ver somente a carta do adversário.
5 - O juiz usa os dois números à mostra, anuncia o produto e pergunta: quem sabe as cartas? Cada jogador tenta deduzir o número de sua própria carta analisando a carta do outro. Por exemplo: se o juiz diz -25 e um jogador vê que a carta de seu oponente é 5, ele deve deduzir que sua carta é -5. Ele pode fazer isso dividindo mentalmente o produto pelo valor da carta do oponente, ou simplesmente pensando em qual é o número que multiplicado por 5 resulta -25.
6 - O jogador que gritar primeiro "Eu sei!" e disser o número correto pega as duas cartas.
7 - O jogo acaba quando acabarem as cartas e ganha o jogador que, ao final, tiver mais cartas.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
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