segunda-feira, 8 de junho de 2009

Jogo da Velha

Objetivos: Que seja capaz de:

Construir o número;
Realizar classificações e quantificá-las;
Fazer a relação de inclusão hierárquica e inclusão de classe;
Resolver situações-problema;
Criar estratégias de resolução;
Desenvolver o espírito de competição, consciência de grupo,
coleguismo e companheirismo

Nº de jogadores: 2 duplas e um fiscal.

Materiais: 6 fichas com as situações-problema;
1 cartaz com o jogo da velha;
6 marcadores diferentes para cada grupo.

Modo de jogar: O professor entrega ao grupo o cartaz do jogo da velha, já com as situações-problema dentro dos envelopes ou dos bolsos, e distribui os marcadores para as duplas. As duplas, através do par ou ímpar, decidem quem começa a jogar. A primeira dupla escolhe um dos envelopes ou bolsos, o fiscal lê o problema que deverá ser resolvido pela dupla em um tempo determinado. Se a dupla acertar, coloca a sua marca, se errar, a marca será do outro grupo. A segunda dupla tem o mesmo procedimento. Assim, o jogo continua até que uma das duplas consiga vencer op jogo da velha, cuja regra tradicional; colocar em linha, ou coluna, ou diagonal, suas três marcas primeiro. É importante que o professor lembre que eles terão que ser estratégicos, visto que um erro de uma dupla pode dar a vitória para a outra.

Obs: Esse jogo pode ser aplicado a qualquer conteúdo, desde que se troquem as fichas com as situações-problema de dentro dos envelopes.

Material utilizado para conmfecção do jogo:

O professor confeccionará as fichas e o cartaz em cartolina.

Um comentário:

  1. deve ser interessante mas devera ser preciso estudar o dito primeiro que não se avisinha muito facil

    ResponderExcluir